.cartilha.

"Na fria máquina feita de aço e borracha partirá. Mas ele se detém. Espera. Como se estivesse no cais de um grande porto. — Não esqueceu nada? Esquecera sua coleção de bolas de gude. A velha cartilha não esquecera: já não vai servir pra nada mas guarda-se, como lembrança."

Trecho do livro Cartilha (Oito e meio, 2011)

***

"Cartilha é um passeio pelo microuniverso poético de João Lima, um convite para desvendar memórias de infância, momentos em família, antigos lugares de predileção. O autor constrói uma poética própria, singular, jogando o leitor no tempo da poesia, este tempo especial que parece sempre escapar entre os dedos. É preciso ser capaz de interromper as atribulações do dia a dia para desvendar esse mundo mítico, uma cidade construída de lembranças vívidas."

Lucas Viriato


compre aqui


.a polêmica vida do amor.

Composto por 20 jovens autores, cada texto da antologia de contos "A polêmica vida do amor" oferece uma forma e um estilo de encarar este tema tão antigo e relevante para o ser humano. Os contos abordam as relações imaginadas, as meramente sexuais, as que terminam em tragédia e aquelas que vivem em segredo. Organizado pela editora Flávia Iriarte e o jornalista Daniel Russell Ribas, o livro conta com prefácio do autor Luiz Biajoni ("Elvis e Madona") e orelha do escritor e agitador cultural Marcelino Freire (Contos Negreiros).

Autores: Antônio LaCarne, Joana Souza, Anna Beatriz Mattos, Cesar Cardoso, João Lima, Paula Cajaty, Roberto Pedretti, Roberto Robalinho, Rodrigo Vrech, Thiago Poggio Pádua, Valentina Silva Ferreira, Viviane Roux, Luciano Prado da Silva, Rafael Rodrigues, Aline Miranda, Jonas Arrabal, Paulo Vitor Grossi, Beatriz Castanheira, Marcelo Asth, Sidiney Breguêdo.



***

‎"Sem sacanagem. Estou falando a pura verdade. Este livro me pegou. De jeito. Ficarei de olho em cada um desses novos companheiros. Todos, sem exceção, botaram para foder. Gente boa, que vai dar o que falar. Amei, amei. O tipo de amor que veio, assim, para ficar."


Marcelino Freire


"Os contos trabalham, de modo delicado, com perturbadores elementos que envolvem as relações amorosas, como o medo de perder, a força das ilusões, a fragilidade, a dissolução do Eu e a paixão cega. Traçam, ainda, um retrato animador de uma literatura feita quase em segredo, mas que já anuncia seu futuro. Em "A polêmica vida do amor", o livro se torna um abrigo para as relações amorosas, que são instáveis e indomáveis, mas fixam a marca do humano."
José Castello


compre aqui



.um olhar sobre o tempo.

Exposição concebida a partir de leituras do livro Cartilha, cuja temática foi traduzida para uma proposta estética baseada em técnicas de encadernação de arte. A produção das peças ficou por conta da artista plástica e idealizadora do projeto Mônica Iriarte e suas alunas. O trabalho foi exposto entre os dias 15 e 30 de dezembro de 2011 no Espaço Editora Oito e Meio.


***

"Para o leitor que ainda não teve a oportunidade de conhecer esse livro, Cartilha traz uma poesia feita de terra. De recorte e colagem. De tentativas de reconstruir um tempo. Tempo em que o mundo para nós é sem fronteiras. Em que as ruas não têm fim. Em que o gosto do mundo é, por um momento, o sabor da manga doce e suculenta que pegamos na árvore do vizinho."

Flávia Iriarte, para o catálogo da exposição "Um olhar sobre o tempo"